A Cachaça no Brasil - Sumário

Nesta página, vamos informar o sumário completo do Portal Cachaça, para os que desejam saber o máximo de informação possível sobre esta típica bebida brasileira.

O Brasil e a Cachaça

A história da cachaça e a história do Brasil mesclam-se desde os tempos das Capitanias Hereditárias até os dias atuais.

É a história dos engenhos vicejantes, instalados juntos as gigantescas plantações de cana-de-açúcar, ao lado da Mata atlântica, no litoral nordestino, de piratas internacionais traficando cachaça e fumo em troca de escravos na costa da Nigéria e de insurgentes locais que armaram a primeira revolta nacional, conta a coroa portuguesa, em nome da cachaça.

Essa é a história da cachaça e da Terra de Vera Cruz, com toda a sua gente, suas contradições, sua criatividade, lágrimas e sorrisos.

Nas páginas seguintes, vamos mostrar tudo isso e muito mais.

Curiosa História da Cachaça

A cachaça, nome dado à aguardente de cana, é uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. O nome pode ter sido derivado de cachaza, um vinho de borra de uvas, de baixa qualidade, bebido em Portugal e na Espanha.


Na produção colonial de açúcar, "cachaça" era o nome dado à espuma que subia à superfície do caldo de cana-de-açúcar que estava sendo fervido.

Posteriormente, com a destilação da espuma e do melaço fermentados e a produção de aguardente de baixa qualidade, esta passou a ser também denominada de "cachaça" e era fornecida a escravos ou adquirida por pessoas de baixa renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário