A História do Álcool e Bebidas Alcoólicas no Mundo

Antes de entramos no estudo da história e origem da cachaça no Brasil, precisamos entender o que é o álcool, de onde ele surgiu e sobre outras bebidas alcoólicas pelo mundo.

No próximo artigo, entraremos em detalhes sobre o origem da cachaça no Brasil.

O Álcool e as Bebidas Alcoólicas

A cachaça é uma bebida de grande importância cultura, social e econômica para o Brasil e está relacionada diretamente ao início da colonização e à atividade açucareira, que por ser baseada na mesma matéria-prima da cachaça, forneceu influência necessária para a implantação da produção da bebida.

A produção industrial de aguardente derivada de gramíneas (como a cana-de-açúcar) ou de frutas teve início na Europa e se espalhou para o Oriente Médio pela força da expansão do Império Romano.

Bebidas fermentadas, como a cerveja e o vinho, são conhecidas há milênios - já a bebida destilada é coisa mais recente. Foi no século X que o médico, astrônomo e filósofo árabe Avicena descobriu o processo de destilação do material fermentado.

A destilação produz um líquido composto em sua maior parte por álcool etílico. A palavra álcool tem origem árabe al kuhul que curiosamente significa fina poeira, referindo-se ao sulfeto de antimônio, cosmético muito usado pelos egípcios.

Posteriormente, esse termo passou a designar qualquer essência, como o álcool. Entre os séculos X e XII, os alquimistas europeus classificaram o produto da destilação como aqua ardes, literalmente, água que pega fogo.

Posteriormente, a água que ardia foi obtida com um maior teor alcoólico e foi chamada de aqua vitae, eau de vie, em francês, e uisque beatha, em irlandês. Esta água da vida ou quintessência era usada pelos médicos como remédio.

Depois que os árabes descobriram os equipamentos para a destilação da bebida - aliás, muito semelhantes aos que conhecemos hoje, a tecnologia de produção espalhou-se pelo velho e novo mundo.

Origem das Bebidas Destiladas no Mundo

Então tivemos na Itália a grappa, o destilado de uva.

Em terras germânicas, o kirsch, de cereja.

Na antiga Tchecoslováquia e República Eslovaca, a slevovice, de uma espécie de cereja nativa.

Na Escócia, o whisky, destilado da cevada sacarificada.

Na Rússia, a vodca, de centeio.

Em Portugal, usando a tecnologia dos árabes, passou-se a destilar a bagaceira a partir do bagaço das uvas usadas na produção de vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário